Qual o comportamento de investimento das fazendas leiteiras assistidas pela equipe do Educampo?
Para suportar o crescimento da atividade, muitas vezes são necessários investimentos na propriedade, seja para ampliações estruturais, seja para melhorias dos mais diversos tipos. Visto isso, qual comportamento de investimento das fazendas da Plataforma Educampo? Vamos discutir sobre isso neste conteúdo.
Na tabela abaixo, as fazendas foram divididas em função da variação anual média da produção de leite, nos últimos 5 anos, e estão apresentados os resultados do período para indicadores relacionados aos investimentos.
Tabela 1 – Indicadores técnicos e econômicos das propriedades da Plataforma Educampo.
Fonte: Sebrae Minas, 198 fazendas atendidas pela Plataforma Educampo. Dados de janeiro/2017 a dezembro/2021, corrigidos pelo Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI) de fevereiro/2022.
Veja que há um comportamento de aumento do percentual de investimentos em relação ao capital empatado na atividade na medida que há maiores aumentos da produção de leite. Isso ocorre em função de uma via de mão de dupla, devido à tendência de necessidade de investimentos com o passar do tempo para suportar o aumento produtivo e, em contrapartida, o fato de que aumento produtivo, de forma sustentável e eficiente, favorece o aumento mais que proporcional do lucro gerado pela atividade leiteira. Este lucro, em teoria, deve ser reinvestido na atividade para garantir o crescimento e melhorias de forma eficiente, uma vez que se há lucro, todo custo de produção já foi coberto com a atividade leiteira.
Em relação à distribuição dos investimentos anuais, independente do estrato de fazendas em torno de 80% do investimento anual foi direcionado para máquinas, equipamentos e benfeitorias, sendo que em torno de 50% foi direcionado para benfeitorias. Essa distribuição faz sentido, visto que são estes os recursos mais relacionados à intensificação do sistema de produção e capacidade operacional frente ao crescimento do rebanho.
O maior salto econômico, avaliando o lucro da atividade e a taxa de remuneração do capital com terra, ocorreu para as fazendas em que houve maior aumento da produção diária. Para este mesmo grupo de fazendas, podemos observar também o maior percentual de investimento total em relação ao estoque de capital total ao longo dos anos. No entanto, todo e qualquer investimento precisa ser bem planejado, observando os benefícios a serem colhidos no curto, médio e longo prazo. Somente investir na atividade não garante melhoria de resultados, caso este investimento não favoreça o ganho de eficiência e, consequentemente, em escala de produção.
Amigo(a) produtor(a), como estão os investimentos realizados em sua atividade? Qual planejamento de curto, médio e longo prazo de sua atividade e qual a necessidade de aporte de capital ao longo do tempo? Quais medidas a serem tomadas para que a atividade consiga gerar lucro suficiente para reinvestimentos na fazenda? Discuta esses pontos com o(a) Consultor(a) Especialista, com visão de futuro!