O que as fazendas mais rentáveis fazem de diferente das demais?
A busca pelo aumento da rentabilidade de forma sustentável está diretamente relacionada à eficiência do uso dos bens que compõem o capital empatado na atividade, como terra, animais, dentre outros. Ser eficiente significa produzir mais e melhor com menos recursos e, na busca pelo sucesso, deve-se sempre mirar no aumento da eficiência. Nesse sentido, o que as fazendas mais rentáveis fazem de diferente das demais?
Para avaliarmos a relação da rentabilidade, mensurada pela taxa de remuneração do capital com terra (% ao ano), com a eficiência do uso dos recursos, comparamos os resultados do ano de 2021 das propriedades atendidas pela Plataforma Educampo, separados por sistema de produção e por estrato de rentabilidade (Tabela 1).
Comparando as fazendas mais rentáveis com a média geral, as maiores diferenças ocorrem no indicador estoque de capital por litro de leite (R$/litro/dia), que relaciona a produção e produtividade com o estoque de capital da fazenda, sem grandes diferenças em outras relações do estoque de capital. Dessa forma, as fazendas mais rentáveis possuem um menor capital imobilizado para produzir um litro de leite diariamente. Atrelado ao equilíbrio dos custos de produção, esse é o grande gol das fazendas mais rentáveis.
De forma geral, investimentos realizados geram frutos a serem colhidos no médio e longo prazo e, devido a isso, devem ser bem planejados. A capacidade de investimento da fazenda deve ser projetada baseada em seu faturamento e o saldo gerado com a atividade, sempre com olhar sobre a ótica econômica, avaliando a relação benefício-custo e com perspectiva de melhorias dos resultados da fazenda. Em outras palavras, ao realizar investimentos, que irão aumentar o capital empatado na atividade, deve-se atentar ao aumento proporcional da produção e produtividade, com custos equilibrados.
Boa parte dos investimentos realizados na atividade geram custos fixos (depreciação e custo de oportunidade do capital), que normalmente representam em torno de 15% dos custos de produção. Por serem custos implícitos, ou seja, não geram desembolsos diretos, muitas das vezes são negligenciados e, no médio e longo prazo, podem ser catastróficos para os resultados econômicos da atividade. Fique atento!
Amigo(a) produtor(a), como está a eficiência de utilização dos recursos na sua fazenda? Aproveite a Plataforma Educampo e discuta seus resultados com o(a) Consultor(a) Especialista Educampo que lhe atende, sempre visando melhorar a eficiência da sua propriedade.