Qual o impacto com a mão de obra no custo da produção cafeeira?
A mão de obra é essencial para o empreendimento cafeeiro e é um item que impacta significativamente o custo de produção das fazendas. A qualificação dos funcionários e o empenho nas funções cotidianas estão ligados ao crescimento da propriedade. Por isso, realizar a gestão da mão de obra é fundamental para garantir eficiência e bons resultados econômicos.
No Educampo, a mão de obra total (fixa e contratada) média das fazendas atendidas representou 23% dos desembolsos diretos com a atividade cafeeira no biênio 2019/2021.
Gráfico 1: Custo e quantidade de mão de obra total (fixa e contratada)
Fonte: Sebrae Minas | Educampo. Resultado referente a amostra de 403 fazendas das regiões cafeeiras de Minas Gerais atendidas pelo Educampo, biênio de 2019/2021. Dados corrigidos pelo IGP-DI de setembro/2022.
A região do Cerrado que possui o maior aporte de mão de obra especializada devido à mecanização em várias atividades, ainda é a região com menor demanda do recurso, apresentando menor custo. A região Sul de Minas, que tem como característica o uso de sistemas mecanizados atrelado a um alto percentual de trabalho manual, possui dificuldade na oferta de mão de obra, tanto para atividades que demandam maior especialização quanto para às mais simples. Já nas Matas de Minas, a região que tem por característica alto percentual de operações manuais, expõe a maior demanda em horas trabalhadas por hectare no biênio, apresentando, portanto, o maior custo com mão de obra das três regiões.
Para entendermos a dinâmica dos custos com a mão de obra dentro da propriedade cafeeira, estratificamos os gastos por atividade.
Gráfico 2: Análise de distribuição do custo com mão de obra por atividade
Fonte: Sebrae Minas | Educampo. Resultado referente a amostra de 403 fazendas das regiões cafeeiras de Minas Gerais atendidas pelo Educampo, biênio 2019/2021.
No Educampo, o desembolso com mão de obra fixa, impacta diretamente os custos com administração, já que este custo se mantém estável ao longo do ano. Já os custos com mão de obra contratada, compõe uma grande participação nos custos com colheita de árvore, visto que a demanda de colaboradores aumenta durante esse momento na safra, mesmo em lavouras mecanizadas.
Por isso, prezado produtor, para uma boa gestão de pessoas é necessário treinamento para eficiência e otimização das atividades, sempre focando no potencial de cada colaborador, monitorando as ações, entregas e valorizando os bons resultados alcançados pela equipe. Assim, ela estará empenhada e preparada na busca pelo sucesso da cafeicultura em sua propriedade.